27.4.05

Introspecção literária

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Três, em particular: 1984, de George Orwell, Papillon, de Henri Charrière e Siddharta, de Herman Hesse.

2. Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?
Já. pelas três personagens d' Os Jardins do Éden, de Ernest Hemingway.

3. Qual foi o último livro que compraste?
Mil e uma pequenas histórias, de Luís Ene e Encontro de Amor num País em Guerra, de Luís Sepúlveda. O próximo será de Nuno Júdice. Já está fisgado.

4. Que livros estás a ler?
Além da leitura quase bíblica das pequenas história do Luís, estou a ler - pela segunda tentativa - o Nome da Rosa de Umberto Eco. Pode parecer estranho, mas da primeira vez não consegui: tive medo... agora está a correr bem! Com menos frequência mas numa leitura orientada, ando a ler tudo quanto é livro sobre antropologia, sociologia, urbanismo, cultura e pesca. Um dia explico a mistura!

5. Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Não faço a mais pequena ideia... levaria mais rapidamente cadernos e canetas com fartura. Em último caso levaria um manual de sobrevivência numa ilha deserta. (Mas quem é que vai para uma ilha deserta???)

6. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
Para o Asul, a primeira boa surpresa da blogosfera! Beijinhos!
Para o Amaral, a mais recente surpresa da Blogosfera! Tem sido um prazer!
Para a Bastet, com quem, sem saber porquê, sinto uma cumplicidade estranha e agradável!
E agora dei por mim a querer passar isto a muita gente... vou arriscar!
Para o Gabardina, pela crueza das palavras que me encantam!
Para o Pedro Mexia, do Fora do Mundo, porque ele não sabe da minha existência e eu adoro a dele!
Para o Ismael, o segundo brasileiro mais querido da blogosfera! (o primeiro lugar será sempre daquele que me passou este testemunho: beijo do tamanho do mundo, SP!

Sem comentários: