16.6.05

Amigos

Aqui está a confirmação de algo em que SEMPRE acreditei:
.
"Ter bons amigos prolonga a vida, revela estudo
Um estudo realizado por um centro de pesquisas autraliano e publicado no Journal of Epidemiology e Community Health afirma que ter bons amigos pode prolongar a vida. Intitulado «Estudo Longitudinal do Envelhecimento na Austrália, o trabalho analisou mais de 1,5 mil pessoas com mais de 70 anos na cidade de Adelaide desde 1992.
De acordo com o artigo publicado naquela revista especializada, a ideia era avaliar ao longo dos anos quais os factores sociais, físicos e psicológicos que afectavam a longevidade.
Como parte do estudo, os idosos foram questionados sobre a sua actividade social, como por exemplo o tempo que passavam com filhos, netos e parentes, quantos amigos tinham e que tipo de actividade social exerciam.
Nos anos seguintes, após as pessoas serem submetidas a diversas avaliações, os cientistas observaram que estatisticamente as pessoas que tinham uma rede maior de amigos sobreviveram mais tempo. Contudo, o índice de contacto com a família teve pouco impacto na longevidade.
A equipa de investigadores considera que, além do factor psicológico, os amigos encorajam mais os idosos a tomarem conta da sua saúde, reduzindo sentimentos de depressão e ansiedade nos momentos difíceis."
.
in Diário Digital

Sem comentários: