15.9.04

Paladares

Sou uma maluca por paladares diferentes. Gosto de todos. adoro saborear coisas diferentes e sentir-lhes a diferença. Daí que tenha decidido fazer a "catalogação" dos links aqui ao lado por paladares. Que ninguém se sinta mais doce ou mais picante que outros. A escolha foi quase sempre aleatória. Como disse no início, adoro paladares, selam eles quais forem.
São seis, os aceites pela comunidade científica. E passo a explicar:

Doce: é construtor e aumenta a vitalidade de todos os tecidos. Harmoniza a mente e promove o contentamento. É expectorante e laxante suave. Coisas naturalmente doces: trigo, arroz, leite.
Salgado: é suavizante, laxante e sedativo. Em pequena quantidade estimula a digestão. Em média quantidade é purgativo e, em grande quantidade, causa vómito. Descongestiona as massas de muco endurecidas, acalma os nervos e diminui a ansiedade. O sal é, obviamente, salgado.

Ácido: estimulante, nutritivo e reduz a sede. Desperta a mente e os sentidos, promove a circulação e fortalece o coração, nutre os tecidos, com excepção do reprodutivo. Coisas naturalmente ácidas: limão, iogurte.

Picante: estimulante, diaforético (promove o suor). Estimula o metabolismo e promove as funções orgânicas. Promove o calor e a digestão. Estimula a circulação e trata a estagnação do sangue. Abre a mente e os sentidos e limpa os canais energéticos, reduzindo as dores nervosas e a tensão muscular. Coisas naturalmente picantes: pimenta, gengibre, cominho.

Amargo: é alterativo (purifica o sangue), limpando e desintoxicando. Reduz todos os tecidos e aumenta a leveza da mente. É antibiótico e anticéptico e também purifica a mente e as emoções. Em pequena quantidade é estimulante da digestão. Auxilia a digerir os açúcares e gorduras. O espinafre é naturalmente amargo.

Adstringente: Reduz sangramentos e outras eliminações excessivas (como suor e diarreia). Promove a saúde da pele e das membranas mucosas. Enrijece os tecidos e trata prolapsos. O feijão, a lentilha, a banana, o mel e a maçã são adstringentes.

Sem comentários: