22.6.09

Criança, água, cão, flor*

No tempo em que as mulheres íam "servir" para Lisboa não havia tempo para coisas menores. A vida era dura e fria como o granizo, recta como uma régua. Desde cedo, antes dos 12, as meninas eram ensinadas a cozinhar, a coser, a lavar, a passar. Não havia tempo para ser criança. Uma sardinha e duas fatias de pão duro davam para uma mesa de 4. O cão comia o que encontrava na rua. Eram outros tempos, e pouco havia dessa coisa de "exploração infantil". Era assim. Trabalhar para haver mais uma sardinha. Ou um pouco de açúcar. Um litro de azeite. Ai, um litro de azeite... E ninguém levava a mal! Faziam-se mulheres, as crianças. Íam servir para Lisboa, em casas de senhoras de bem, e de mal também.

Como é claro e fica bem dizer, no coração de uma menina há sempre espaço para a brincadeira. A boneca de loiça fazia maravilhas. E a de trapo?!? Uau... que fascínio...

Afinal, era fácil brincar... A imaginação não tem dono que a trave e, enquanto se lava as camisas do pai na água fresca da fonte da vila, há sempre tempo para, imaginando, correr pelos campos, caçar borboletas e apanhar uma flor...

.
* sugeridas por Papinhas

7 comentários:

Papinhas disse...

...e das minhas 4 palavrinhas, surgiu um texto simplesmente magnifico, adorei!
Quase que arriscava em pedir um autografo!
És uma bixa sabichona!
Beijo

*Falando em sardinhas...bem que podiamos programar uma sardinhada!!! Que dizes!?

Anónimo disse...

Eu também gostei!
Do "meu" e deste...
Só não tinha dito nada porque tava à espera que alguém se pronunciasse primeiro.

Pipi das Meias Altas

Softy Susana disse...

Ainda bem que gostaram, meninas! :)
custou mas foi! ufa! :)
Ah, e obrigada pela paciência... :)
sardinhada... parece-me bem! A ver vamos! ;)

Anónimo disse...

Sardinhada??? Boa! Boa!!

Tamém tou convidada??? Vá lá... eu prometo portar-me bem... a sério!!!!

Pipi das Meias Altas

Anónimo disse...

Continuo sem saber se tou convidada para a sardinhada, ou não...

Pipi das Meias Altas

Softy Susana disse...

tá convidade menina pipi, assim que me revelar o endereço do seu blog!!! ;)

Anónimo disse...

Endereço do mê blogui????
Má... s'nhora, ê nã tenho bloguiii!!!!
De qualquer jêto... muit'abrigadinha p´lo convite prá sard'nhada... se m'd'sser o sê endreço e o dia da sard´nhada pode crer q'ê aparêço... lá isso aparêço!!!

Pipi das Meias Altas
(versão da Cuba....)