14.2.13

Heranças

Costumo brincar com o facto de, a única herança que recebi dos meus entes queridos que já cá não estão, ter sido uma asma do meu avô, as dores da minha avó e o mau feitio do meu pai. Quando a minha mãe também se for, espero herdar dela a capacidade de resiliência.Mulher forte!!!
Mas, dizia eu, costumo brincar com isto porque, de facto, não tenho nem nunca tive parentes ricos, que pudessem sequer fazer desejar a sua morte, como nas novelas brasileiras (e portuguesas!). Tudo bem, antes assim. Pelo menos sei que nunca vou ficar rica devido a heranças. Aguardo pacientemente uma sorte no euromilhões.
Os meus que já cá não estão deixaram-me coisas tão "mais melhores boas" que nem preciso de pensar em dinheiro:
- sempre que como caldeirada lembro-me da minha avó e da sua paciência para me "arranjar" o peixinho;
- sempre que como peixe frito do dia anterior e em vinha d'alho, lembro-me do meu avô e desse momento em que comíamos os dois à mesa esse belo petisco e me caiu o primeiro dente;
- sempre que faço arroz de tomate e de manteiga, tenho a minha avó ao lado;
- sempre que como um bife de vitela lembro-me do meu pai e dos excelentes molhos "au poivre noir" que ele fazia;
- sempre que faço bacalhau com grão lembro-me da minha irmã Elsa que amava grão cozido (e cujo prato de bacalhau com grão era mais de grão com bacalhau)
....
Enfim, podia continuar a lista, pois que cada momento do meu dia é recheado de lembranças boas das pessoas que amo e que se foram.
E não há, decerto, herança melhor que a lembrança.

2 comentários:

Anónimo disse...

adoro, adoro, adoro prontos!! adoro ler as coisinhas que escreves e tão bem escritas que elas são! fico aqui deste lado do mediterrâneo embevecida a ler as tuas coisinhas tão lindas!! por vezes parece mesmo que te estou a ouvir a falar delas, como tantas vees ouvi e...... pronto, A D O R O!!!! beijinho grande de saudades da (como tu me chamavas) " velhota Ondi" :)

Softy Susana disse...

:) é um prazer, minha querida velhota Ondi! :) Adoro saber que lhe faço companhia mesmo aqui tão longe! :) Muitas saudades, minha querida! Um beijinho muiiiiiito grande! :)