30.11.05

Celebrar a palavra


70 anos depois da sua morte, Fernando Pessoa continua nas páginas dos livros da escola. Compreendo! Deve-se aprender Fernando Pessoa. Sentir-lhe os heterónimos, as palavras contidas, as mensagens vividas. Pessoa é uma perdição, para mim. Especialmente a sua áurea, recheada de misticismo. Ricardo Reis era o meu preferido. Mas, hoje, Caeiro faz mais sentido.

"É talvez o último dia da minha vida."

É talvez o último dia da minha vida.
Saudei o Sol, levantando a mão direita,
Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus,
Fiz sinal de gostar de o ver antes: mais nada.
Alberto Caeiro
pintura por Luís Badosa, aqui

29.11.05

Partida


Feita de retalhos,

parti.

Jurei não voltar,

por ti.

Seremos algumas vez capazes de permanecer?

foto by Armindo Dias

27.11.05

Life is a Rollercoaster

Na vida, há momentos para tudo. Para crescer, para estabilizar, para entender, para sofrer... Os infinitivos devem ser vividos com a tranqulidade com que se aceita a vida, tal como ela é. Não a resignação, mas a aceitação. E se tantas vezes me indignei com o adverso, o imprevisto, a surpresa, outras houve em que soube aceitar o que a vida me dá. Porque mesmo quando nada parece ter solução, tem um final. Ainda que não o desejado. Porque não há mal que sempre dure.
.
Há momentos em que a única coisa que nos resta é aceitar. Compreender. E acreditar que algo melhor virá. Há momentos assim. Em que não temos pulso na vida, mas podemos ser nós mesmos, na vida.
.
A vida abriu-me recentemente uma janela que, mal sabia eu, era o anúnico de uma porta que acaba de se fechar. Serei capaz, como noutros momentos, de dar a volta por cima. Porque, afinal, tenho quem me ama a meu lado. E quando se tem Amor... já se sabe... tem-se tudo!
Há coisas que, simplesmente, deixaram de me meter medo. Sinceramente.

24.11.05

22.11.05

Banda Sonora

Que me desculpe o patrão, mas hoje, nesta redacção o rádio está desligado. A banda sonora, hoje, é da autoria da chuva que bate nas janelas...

Amanhenoitecer

Hoje anoiteceu, depois do sol nascer. E o céu chora, devagar, abençoando a noite precoce.

18.11.05

Remake

Tocava-as como se as fosse perder a qualquer momento. lavava-as com o cuidado de quem transporta um copo de cristal. Hidratava-as frequentemente, protegia-as das intempéries e passava horas a contemplá-las. Massajava-as uma na outra, e com as duas juntas pelas palmas, rezava aos deuses. Esperava. Sonhava.
Tudo porque lhe haviam garantido que o seu destino estava nas suas mãos. E com o destino não se brinca.

17.11.05

Vende-se

Blog com ano e meio de vida, 373 post, centenas de comentários e mais de 13 mil visitas procura novo dono. Inspecção feita.


My blog is worth $18,065.28.
How much is your blog worth?

16.11.05

Breves

- Esta semana parece que nunca mais acaba, tal é a vontade que tenho de trabalhar.
- Existem imensos livros sobre sogras. Jamais me atraveria a escrever um, pois pensar-se-ia que pretendo conquistar a minha.
- Dois dias bastaram para saber quando começa (finalmente!) a formação de formadores, marcar uma entrevista com uma alta individualidade do panorama regional, receber elogios no trabalho e perceber que há pessoas insubstituíveis.
- A minha mana Elsa está quase "curada" (palavras do médico) pois os níveis do sangue são, actualmente, os de uma pessoas saudável, o que faz crer que é a minha medula que está a funcionar dentro dela. (Amaral, beijo entregue!)
- Presença no concerto de Xutos no Restelo confirmada. Dia 26 lá estarei!
- O meu signo diz que a influência da Lua se vai fazer sentir hoje. Estou, portanto, aluada.

15.11.05

Pontos de vista

Sou conhecida pelas minhas gargalhadas sonoras, pelos meus espirros espalhafatosos, pela mania de que sei tocar viola, pela voz de cana rachada e por falar muito depressa e muito alto. Vista a coisa por este prisma sou uma pessoa horrível.

14.11.05

Nem parece que estou no Algarve. Está um frio de cortar à faca. Por isso mesmo, o dia de hoje marca o início da época ar condicionado. E agora a minha redacção está quentinha. Claro que o choque térmico para fumar o cigarrito é elevado.
Estava-se bem era em casa, a vegetar no sofá, com a televisão ligada no AXN, a comer bolachas Maria com doce de maçã feito pela minha mamã, enrolada no belo do edredon quentinho. Qual trabalhar, qual quê! Ai, que frio!

11.11.05

A viatura

Convém alertar para o mau cheiro que este texto emana, além do seu carácter absurdo. Se puder, não leia. Pela sua saúde.

Tens a mão gelada, disse-lhe ele, enquanto encolhia a cabeça entre os ombros. Não posso guardá-la no bolso, tenho um cigarro na mão, respingou ela à mistura com mais uma passa. Apaga-o, respondeu. Custou-me dinheiro, retribuiu. Não compres, voltou ele. E depois fumo o quê?, perguntou ela. Não Fumas, exclamou ele.
E nisto o Táxi chegou, anunciado pela cor que mais nenhum carro tem. Enfiaram-se no banco de trás, não sem que antes, ela jogasse o cigarro para a borda do passeio.
É para “tal sítio”, por favor, informou ele. E acrescentou: não se importa de ligar a solfagem? Olhe até ligava, mas não posso… morreu-me aqui um rato ontem à noite. ‘Tá um cheiro que não se pode, respondeu prontamente o taxista, enquanto puxou de um cigarro. Pode fumar-se aqui, perguntou ela, na esperança de o copiar nos gestos. Pode menina, tranquilizou o taxista. Sempre aquece a alma, não acha doutor? Não, por acaso não acho. Não suporto o cheiro a tabaco, explicou, em clara desvantagem perante o vício. Abra a janela, por mim não faz mal!, propôs o taxista. Não deixe estar, tenho frio, respondeu ele, enquanto encolhia a cabeça entre os ombros. Então eu ligo a solfagem!, animou o taxista.
E ligou.
E de repente o carro parecia uma cova, de gente morta, viciada em tabaco.

PS - Se possível leia o texto em voz alta, com música de fundo de Kusturika, que foi como o imaginei.
Hoje, logo pela manhã, chorei. De alegria, conforto, satisfação, tranquilidade, serenidade atingida. Mas chorei. Por tudo e por mais alguma coisa, muito obrigada Amaral.
.
PS - A Elsa teve alta! Já está na rua!

9.11.05

As gratificantes melhoras!

A minha mana está muito bem! Já tomou duche fora do isolamento, já tem a porta aberta e nem tudo é esterilizado ao milímetro! Dentro de um ou dois dias deverá ter alta do isolamento e só não volta já para casa porque mora no Algarve. Vai ter de permanecer por Lisboa devido às consultas e tratamentos que, duas/três vezes por semana, terá de enfrentar. Nada de mais! Agora que está vencida a primeira etapa de um longo percurso, tudo aponta para um futuro melhor!
Dentro de aproximadamente um mês vamos saber se foi a minha medula que lá ficou. Vamos esperar que sim! Para já, urge celebrarmos este momento de vitória!
.
Tchim-tchim! À nossa! (e muito, muito obrigada a todos!)

7.11.05

Aniversários, amizades, massagens e outras coisas boas

Curioso verificar que três das pessoas mais importantes para mim fazem anos em Novembro, nos primeiros 10 dias. Todos do signo Escorpião, claro está. Adoro-os a todos, no mais profundo adorar.
Hoje quem completa mais um aniversário é a D., amigona do peito, no melhor e no pior. Tem estado sempre por cá, mesmo quando acho que não preciso dela. Afinal, reconheço depois, preciso sempre!
Além de amiga, confidente, conselheira, ouvinte e saco de murros, a D. é também quem me faz, com alguma frequência, massagens de relaxamento divinais. E hoje era mesmo disso que eu estava a precisar. Ai, ai... que bom que era... Quem decidiu que o fim-de-semana só deveria ter dois dias cometeu o maior erro da história. Três dias de descanso e quatro de trabalho seria o ideal. Até para celebrar aniversários e amizades bonitas!

3.11.05

Novidades

Não são propriamente boas, mas a todos aqueles que têm feito força para que as coisas corram bem, devo esclarecimentos.
Pois a mana lá está, agora menos bem. Não come há três dias, sendo alimentada apenas a soro, devido às feridas e inflamações na boca e garganta. Os níveis do sangue estão actualmente a zeros, sendo que já recebeu plaquetas para equilibrar a coisa. A febre chegou (felizmente) mas em princípio não será devido a nenhuma infecção grave. Tem dores de cabeça fortíssimas, tememos que sejam novos derrames na cabeça, mas o médico diz que mais vale não arriscar uma saída do isolamento para fazer uma TAC. Eles acreditam que não sejam derrames, mas simples mau estar-geral. Eu acredito neles.
Está um pouco desmoralizada, a ficar deprimida e farta de lá estar. Diz (nos emails que me envia) que está cheia de saudades de todos nós e dos pequenitos, mas quanto a isso... terá de aguentar. Perguntou-me quem era o Amaral, que deixa comentários aqui no SI. Diz que chora sempre que os lê. Que fica comovida. Que acredita nas suas palavras. A si, Amaral, um obrigado grande, grande pelo conforto e esperança que nos transmite. A todos os outros, pela preocupação, força, coragem trabsmitida e carinho demonstrado, agradeço sinceramente. Não tem sido fácil, mas convosco a "coisa" vai!

1.11.05

Aniversário

Em dia de todos os santos, a vida permite-me celebrar o nascimento do meu verdadeiro anjo da guarda: o meu amor. Parabéns, meu querido. Amo-te como sempre: com o desejo da eternidade.