31.10.06

Amizade, Loucura, Choro, Felicidade

Confesso que estas palavras, à partida não se revelaram propriamente um desafio. Uso-as com frequência quer na escrita, quer na minha vida. Difícil é fantasiá-las, por me serem tão próximas. Sinto-as como um coktail bem feito, onde tudo se combina na perfeição. Sim, porque eu não choro apenas quando estou triste. Bem pelo contrário: tenho momentos de pura felicidade que me conduzem às lágrimas. Os responsáveis, já se sabe, são aqueles nos quais escolhi investir numa amizade mais profunda, mais verdadeira. Os amores da minha vida, melhor dizendo. São muito poucos, mas realmente muito bons. A alguns parecerá loucura ouvir-me dizê-lo, mas talvez seja mesmo louca, e daí? Ainda assim, sinto-me à vontade para afirmar que só sou verdadeiramente feliz, quando o coração explode num mar de lágrimas.
.
palavras sugeridas por Tegui

27.10.06

Suor, Vermelho, Dor, Chama

Chovia torrencialmente e há muito que o sol se negava a aparecer no horizonte. Agora era assim, desde que a lua ardera em chamas e consumira os amores perfeitos. Ao cimo da terra existiam apenas dois seres vivos racionias. Tu e eu. Como no princípio. O pecado nada tinha de original e a dor era maior que o mundo. As distâncias eram agora menores, mas os caminhos mais longos. Para voar até ti bastava o tapete vermelho dos antigos aladinos e numa viagem que podia durar semanas, sonhava com dias solarengos que os vivos não souberam aproveitar.
.
No final das viagens alucinadas, acordo a teu lado, como se soubesses sempre onde estou. Impregnada em suor e lágrimas que me salgam o rosto e o corpo, sei que no fim dos dias vou poder encontrar-te em porto seguro, amarrar o meu barco ao teu cais e aguardar o final da tempestade.
.
palavras sugeridas por pedro a., um dos alcabrozes

26.10.06

Life is a state of mind...

Como tudo, e como nada. Se quero, posso. Se não quero, será mais difícil. Estar, ser, permanecer ou existir. Tudo depende de como comando o leme da minha vida. Rir, chorar, viver ou estar vivo. Gostar, preferir, rejeitar. É tudo uma questão de mentalização. Se vos disser que esta é a frase que aparece no meu telemóvel quado o ligo, se calhar não acreditam. Mas, sendo mesmo um estado de espírito, a vida acontece quando a queremos viver. E de manhã, todos os dias, faço questão de mo relembrar. Porque, afinal, life is a real state of mind. You just have to want it.

palavras sugeridas por José Farinha

25.10.06

Voar, Verde, Corpo, Noite

Era eu um pássaro de asas verdes quando sobrevoava os mares quentes do teu corpo. Pousar em ti, provar o néctar da tua pele salgada e percorrer com sonhos todas as tuas palavras, faz a noite permanecer para sempre. E de novo a vontade de voar, a sede de ti.
.
palavras sugeridas por sam

24.10.06

Saída, Distância, Miúdo, Manifesto

Pouco faltava para as 23h, quando chegou às instalações. Os restos de pipocas espalhadas pelo anfiteatro denunciavam a lotação esgotada do último sucesso de bilheteiras americano. Como sempre, não vira a longa-metragem, mas adivinhava-a pelos sons que escutava lá dentro, enquanto esperava pela hora do trabalho. Era um miúdo, mas pouco inocente.Um homem, uma mulher, outro homem, o amor, os ciúmes, o assassinato, a tragédia, a paixão, o abandono, a farsa, o reencontro, o amor, uma mulher e um homem. Era também pelo comportamento da plateia à saída que adivinhava o tipo de filme. Este era um filme de amor moderno, onde a acção desempenhava um papel fundamental. Apesar das diferenças entre a ficção e a realidade que era a sua vida, sabia que um dia faria parte daquele mundo mágico. Enquanto lá não chegava, dava o corpo ao manifesto e, sonhando, diminuia as distâncias entre o sonho e o real.
.
palavras sugeridas pelo asulado

17.10.06

Terapias

Em Abril de 2005 lancei um desafio aos leitores deste blog. Acabou por ser um exercício muito positivo para mim e talvez divertido para quem colaborou. Na altura pensei que, apesar de serem textos meus, o que escrevia não sentia. Reconheço que estava errada. Hoje, enquanto relia os textos que então escrevi, percebi que estava tudo cá dentro. Apenas foi mais fácil pôr tudo cá fora com a ajuda de todos. E é isso que pretendo repetir. A quem me queira auxiliar neste género de "terapia" peço que me deixem na caixa de comentários abaixo 4 substantivos comuns. Eu tratarei de fazer o resto.
You Are a Centaur

In general, you are a very cautious and reserved person.However, you are also warm hearted, and you enjoy helping others in practical ways.You are a great teacher, and you are really good at helping people get their lives in order.You are very intuitive, and you go with your gut. You make good decisions easily.

What Mythological Creature Are You?

16.10.06

Sempre que o amor me quiser

Tendo em conta a pouco televisão que vejo durante a semana, ontm enchi a barriguinha. Um filme à tarde e 10 minutos de um programa igual a outros, na TVI. Com a Júlia aos gritos como ninguém. Valeu a pena, ainda assim. Ouvi a bendita música da Lena d'Água "Sempre que o amor me quiser"! É uma música que, mais vezes do que seria normal, se prende à minha cabeça. Acontece sempre o mesmo: não a consigo cantar do princípio ao fim. Porque a última vez que a tinha ouvido foi há muitos, muitos, muitos anos. Ontem, quebrou-se o mito. Ouvi-a toda! Recordei-a toda, cada bocadinho. É linda, tenho de admitir. Não sei se é por si mesma, ou se me lembra uma infância feliz. Mas gosto muito, e ontem, aqueles 10 minutos de programa da TVI, deixaram-me satisfeita para o resto da noite.

13.10.06

Quebra-cabeças

De tranças compridas enroladas pelos dedos, esperava que o mundo não se lhe apresentasse labiríntico. Não que não pudesse descobrir-lhe o queijo no fundo da rua, mas seria mais fácil seguir apenas em frent. Não recear olhar a curva seguinte. Não temer por uma corrida infrutífera, esbarrando em becos sem saída. Por outro lado, não se importava que a vida lhe parecesse um puzzle, ou um conjunto de peças lego por construir. Era perita em compreender as necessidades de cada buraco do puzzle e encontrar-lhe a peça em falta. Elevar edifícios com Legos era um passatempo que facilmente se poderia tornar num sonho. Criar, construir, sempre com a criatividade como aliada. A vida, afinal, era só isso, por enquanto: um puzzle por completar, um lego por construir. Algo que estava ao seu alcance, assim o quisesse.
As pessoas já não as via tão simples na lide. Pareceiam-se mais com as voltas dos seus cabelos nas tranças compridas, enroladas pelos seus próprios dedos. Auto-complicam-se.

11.10.06

Escrever escrevendo

Não gosto de cobranças. embora seja a primeira a cobrar a mim mesma a necessidade de escrever. Mas que não mo peçam. Isso não quero, nem gosto. Mas sim, sei que tenho de escrever. Mas se a minha vida é uma palma de mão sem linhas... sem montes de venús, sem vales de saturno... Escrever o quê? E como?... Escrevendo!
.
Jamais poderei limitar a escrita à minha vida. Não dava um livro. Muito menos um blog. Esgotava o assunto em dois dias. escrever de mim para fora, mas não sobre mim. Comigo, mas sem "eus" verdadeiros. Autobiografias são para pessoas grandes, crescidas, que viveram o mundo na sua imensidão. Que viajaram. Que sentiram muito, e sempre mais. Eu ainda sou pequenina. Terei de fantasiar. Sempre. Com uma inocência constante.

8.10.06

Things have changed

O Outono chegou, e isso nota-se nos olhos daqueles que amamos. Vê-se na luz dos dias, menores, mais frescos. Muito mudou, com a chegada da estação das quedas... Muito, mesmo.
Deixei de regressar a casa às 19h00. Devido à formação, só encontro os que amo às 23h00. Não importa. O tempo de viver é para isso mesmo: viver, aproveitar, aprender sempre, crescer.
A minha irmã Elsa apanhou varicela. Repetiu-se a cena do pânico de a perdermos. Uma semana sem comer, sem tomar a ciclosporina, sem se tratar e o organismo começou a criar defesas para combater o corpo estranho: a minha medula. Uns dias no IPO em Lisboa e ficou tudo melhor. A minha mãe respirou de alívio. Uns dias depois, morre a minha avó. Aquela que nos criou, que vivia connosco desde que os meus pais se casaram. Não era só uma avó. Era a avó. Inácia dos Anjos Castro. Acredito que esteja com eles, os anjos. Morreu sem dor, colapso cardíaco. Rápido e sem dor. Como sempre desejou e pedia a Deus. Hoje há um quarto vazio lá em casa. Um quarto que deixa uma tremenda saudade pelas fotos de uma longa vida de 84 anos, duas filhas, seis netos e sete bisnetos. Uma vida cheia, bonita, sem doenças graves, com alegria e muito amor. Foi a minha primeira perda. E não foi fácil. Mas sei que, lá onde está, a minha avó terá mais força do que antes para nos proteger e ajudar. Agora sim, poderá olhar por nós.